Foram hoje lançados os resultados do Inquérito Agrário Integrado 2020

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia, procedeu, na manhã desta quinta-feira, em Maputo, ao Lançamento dos Resultados do Inquérito Agrário Integrado (IAI) 2020, cujo objectivo era o de avaliar o desempenho do sector agrário de forma desagregada (Nacional, Provincial e Distrital) para permitir uma melhoria no processo de planificação e tomada de decisões, permitindo a elaboração de políticas informadas com base em evidências científicas mas também em experiências acumuladas ao longo dos anos.
Na ocasião, Celso Correia, de forma sistemática, apresentou o panorama actual do sector, onde se destaca o seguinte: o país registou um aumento de área de produção de 3.669.917 hectares em 2017 para 5.227.877 hectares em 2020; Moçambique tem hoje 4 167 702 pequenas explorações agrícolas, 93 183 médias explorações e 873 grandes explorações.
Segundo o Ministro a concretização do IAI, pela primeira vez com referencial distrital, é uma demostração do caminho que pretendemos seguir, um caminho de elaboração de políticas informadas com base em evidências científicas.
No mesmo contexto, o Ministro defende que, está atingida a etapa crucial para o início da elaboração de políticas estratégicas que irão marcar o sector da agricultura nas próximas décadas, com a solidez, transparência e credibilidade sempre necessárias.
Para a elaboração do IAI foram necessários 3 meses de planificação e mais 6 de execução no terreno, onde mais de 554 técnicos, entre especialistas, supervisores, controladores e inquiridores palmilharam todo território nacional, no processo de recolha de amostras, cobrindo 141 distritos.
A concretização deste processo contou com o apoio financeiro e suporte técnico do Banco Mundial, FAO, IFAD e BAD. O Instituto Nacional de Estatística foi, também, um parceiro chave no processo de planificação, recolha e sistematização e validação dos dados.

Este evento contou com a participação de 75 pessoas presencialmente e 3.298 remotamente via zoom, Facebook, Instagram e YouTube, entre nacionais e estrangeiros, onde se transmitia em directo.
O inquérito estará disponível no Website e nas várias plataformas digitais do MADER a partir do dia 15 de Junho para os devidos usos.

Artigos relacionados