Escassez de água preocupa sector agrícola em Boane

O baixo nível de água na barragem dos Pequenos Libombos, na província de Maputo, poderá comprometer as aspirações do sector agrário em termos de produção na presente campanha agrícola no distrito de Boane.
A actual reserva de água na barragem é de apenas 20,14 por cento, um nível considerado insuficiente para satisfazer a demanda e prática da agricultura.
Para a presente campanha agrícola, as autoridades distritais planificaram uma área 40 mil hectares para a produção de várias culturas, com destaque as hortícolas. Contudo, o governo distrital não esconde a sua preocupação com a escassez do precioso líquido, que pode afectar negativamente a produção e produtividade agrícola.
“Gostaríamos de produzir ao longo de todo o ano. O nosso único receio é a água, porque não está a chover bem. Se estivesse a chover regularmente, já devíamos estar com cerca de 50 por cento de reserva de água na Barragem dos Pequenos Libombos. Estamos com um pouco de receio, mas queira Deus que nos ouça e chova, para podermos cumprir, sem problemas, o nosso plano”, disse a administradora do distrito, Teresa Mauaie, citada pela AIM.
A Barragem dos Pequenos Libombos fornece água ao distrito de Boane e às cidades da Matola e Maputo.
O distrito de Boane é o principal fornecedor de produtos agro-pecuários às cidades de Maputo e Matola.

Artigos relacionados