DESENVOLVIMENTO DAS CADEIAS DE VALOR DE HORTÍCOLAS NO TOPO DA AGENDA DO DISTRITO DE CHÓKWÈ

A informação foi dada a conhecer no dia 17 de Junho corrente, no âmbito da Governação Aberta e Inclusiva ao Distrito de Chókwè efectuada por Sua Excelência Margarida Chongo, Governadora da Província de Gaza.

Dadas as condições climáticas deste distrito, revestidas de grande valor agrícola, designadamente as terras húmidas e a elevada aptidão para irrigação, Chókwè estabelece o desenvolvimento das cadeias de valor de hortícolas como sendo indispensáveis para manutenção da hegemonia no mercado regional, contribuindo para o crescimento económico da província de Gaza.

Com vista dar seguimento a agenda de trabalho, a dirigente escalou campos de produção agrícola nos postos administrativos de Macarretane e Chilembene, onde manteve contacto com agricultores.

Em Macarretane, a governante visitou na localidade sede cerca de 70 hectares de área de produção, onde culturas como tomate, repolho, pepino e feijão, decorrente do forte impacto no mercado regional, ocupam maior extensão.

Ainda no mesmo espaço geográfico, a Chefe do Conselho Executivo Provincial de Gaza interagiu com representantes da empresa de produção de banana _”Matuba E’vest” que emprega mais de 60 pessoas.

Artigos relacionados