Trata-se de um projecto financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD) e a unidade de implementação está sediada no Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural na Direcção Nacional de Desenvolvimento Económico Local, dispondo de três unidades regionais que procedem com o seguimento da implementação das actividades.
Segundo a Chefe do Departamento de Ordenamento Produtivo da Direcção Nacional de Desenvolvimento Económico Local, Deodete Chachuaio, a iniciativa já beneficiou a 10.575 graduados, sendo 3.475 da região norte, 3.134 da região sul e 3.966 da região centro, correspondendo a uma execução de 53% da meta prevista de graduação.
A Chefe de Departamento, avançou igualmente que decorrem desde o dia 31 de Julho do ano em curso seminários de apresentação dos resultados da sub-componente de graduação, nas províncias de Cabo Delgado, Gaza e Tete. Deixou saber ainda que participaram no evento da região norte, Administradores dos Distritos abrangidos, Representantes dos Serviços Provinciais e Distritais de Actividades Económicas, Quadros do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do Projecto de Financiamento de Empreendimentos Rurais, entre outros intervenientes.
Importa referir que, o projecto visa criar capacidade em pessoas que vivem em extrema pobreza para se tornarem bancárias através de acções de capacitação em matérias de gestão financeira, habilidades em pequenos negócios e empreendedorismo.