CIP REALIZA REUNIÃO DE VALIDAÇÃO DE RESULTADOS

O Centro Internacional da Batata (CIP) realizou nesta segunda feira “13” de Setembro, na Cidade da Maxixe, a reunião de validação de resultados do estudo da cadeia de valor de batata doce ao longo do corredor de Maputo.

Na abertura da reunião, Francisco Feijão, Director Provincial da Agricultura e Pescas, disse que o projecto que está sendo implantado pelo CIP, designado construindo resiliência para reduzir as necessidades humanitárias com a batata doce em Moçambique, tem objectivo de melhorar o rendimento familiar através do fortalecimento dos sistemas de comercialização da batata doce.

Num outro desenvolvimento, Francisco Feijão, disse que na província de Inhambane, a produção desta cultura não consegue atrair intermediários que vem dos principais mercados de Maputo, preferindo comprar a batata doce em Manica, passando Gaza e Inhambane, razão pela qual os nossos produtores não têm incentivos para produzir em grande escala por falta de mercado.

Neste sentido, o Director Provincial, orientou que a reunião trouxesse soluções concretas para o aumento da produção e comercialização do preciso tubérculo.

Refira se que fizeram parte desta reunião técnicos do CIP, Directores e Técnicos dos Serviços Distritais de Actividades Económicas de Govuro, Vilankulo, Mabote, Massinga, Massingire, Chibuto, Bilene e Chokwe, bem como técnicos da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas.

Artigos relacionados