CHIBUTO APOSTA NA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DO ANANÁS

A informação foi avançada no dia 01 de Julho corrente no âmbito da visita desencadeada por Sua Excelência Margarida Chongo, Governadora da província de Gaza, a localidade de Hati-Hati, na plantação de ananaseiros do produtor Samuel Novele.

No local, a Chefe do Executivo Provincial interagiu com o produtor e ficou a saber que os referidos campos abastecem a cidade de Xai-Xai e arredores.

Samuel Novele explora uma área de mais de seis hectares e na última época comercializou 54.5 toneladas do fruto tropical. Para alargar a capacidade de produção aos níveis actuais, o produtor contou com financiamento do Fundo do Desenvolvimento Distrital (FDD), devidamente reembolsado.

O distrito de Chibuto devido à sua localização geográfica é especialmente vulnerável às mudanças climáticas. E no quadro do cumprimento do desígnio inerente ao estabelecimento da segurança alimentar e nutricional, o governo vem promovendo políticas e estratégias conducentes à adaptação ao novo cenário climático. Uma delas é o apoio e sensibilização da população na produção de culturas com níveis consideráveis de tolerância às mudanças climáticas. No entanto, devido à sua característica de resiliência, a produção do ananás vem merecendo maior protagonismo na esfera da produção global em Chibuto.

Artigos relacionados