Capacitados Técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique

O facto decorreu, na Direcção de Ciências Animais do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, no âmbito da cooperação entre o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e a República Popular da China.

A capacitação surge como forma de melhorar a capacidade nacional de resposta para a realização de trabalhos de pesquisa em reprodução assistida e conservar os recursos genéticos animais.

Com este treinamento, pretendia-se anunciar à comunidade investigadora e académica sobre a aquisição do sistema de avaliação de sémen de reprodutores, as vantagens da tecnologia comparativamente aos métodos anteriores, demonstração da utilização do equipamento, os passos da técnica da avaliação do sémen, assim como, a impressão dos relatórios. Referirmos que a tecnologia está disponível para o público e para todos actores da indústria animal em Moçambique

Com a geração de vídeos o software irá facilitar a visualização da imagem, que seria apenas observada na ocular do microscópio, cujo valor dependeria de cada observador, podendo haver alguma margem de erro. Igualmente, poderá facilitar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de reprodução através da projecção de imagens para serem observadas em simultâneo por uma audiência maior, evitando falsos resultados devidos a demora na leitura.

Importa referir que, o evento contou com a presença de 40 participantes dentre eles: A Directora Geral do IIAM, representante de negócios da embaixada da China, Director da Direcção de Ciências Animais (DCA), técnicos, docentes, estudantes da Faculdade de Veterinária da UEM e produtores.

 

Artigos relacionados