Camponeses do vale do infulene sensibilizados sobre o uso de pesticidas

Cerca de 180 produtores de hortícolas da união das Associações da ACRIVERDES no Vale do Infulene, Distrito da Matola foram recentemente sensibilizados sobre o uso adequado de pesticidas. O encontro teve lugar no dia 01 de Agosto enquadra-se no trabalho de rotina dos Serviços de Extensão Agrária com vista a transmitir conhecimentos e sensibilizar aos produtores sobre o uso e manuseio adquado dos pesticidas, o uso de boas práticas agrícolas e outras.

Estiveram presentes técnicos do MASA /DINAS – Departamento de Sanidade Vegetal, técnicos da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Maputo e técnicos do Serviço Distrital de Actividades Económicas da Matola.
Eng? Carla Albino, Chefe do Departamento da Agricultura e Silvicultura na DPASA-Maputo, explicou aos produtores como usar e manusear correctamente os pesticidas, a necessidade de se respeitar estritamente os intervalos de segurança, a eliminação das embalagens de pesticidas vazias, bem como o uso de boas práticas para produção de hortícolas de qualidade.
Os técnicos do Departamento de Sanidade Vegetal, realçaram sobre a necessidade de observar o tipo de rótulo como alerta ao nível de toxicidade do pesticida, aconselhando-os a adquirir o pesticida com o nível de toxicidade baixo (rótulo com barra verde), demonstração através de cartazes das boas práticas do uso e manuseio de Pesticidas, quando fazer as pulverizações, o alerta ao não uso de mão-de-obra menores para este tipo de trabalho e outras.
Os produtores agradeceram e louvaram o trabalho feito pelos técnicos, e prometeram aplicar os conhecimentos adquiridos, apelando ao Governo no sentido de o mais breve possível se pronunciar sobre os resultados das amostras colhidas no Posto Administrativo de Infulene, pois a comercialização das hortícolas esta comprometida devido a repercurção que teve na mida a suspeita de intoxicação alimentar a 28 pessoas causada pela suposta ingestão de couve contaminada com resíduos tóxicos nocivos a saúde humana.
Em memória dos dois (2) vitimas menores, por intoxicação alimentar foi celebrada uma oração e um minuto de silêncio.

Artigos relacionados