Batata-reno de Tete Conquista Mercado

Os produtores apontam como razões para o alcance dos resultados, o maior empenho e dedicação à produção, aliados a um vasto programa definido pelo Governo para as terras altas de Angónia e Tsangano.
Segundo Jorge Phalusso, um dos maiores produtores de batata-reno em Mulanguene, distrito de Angónia, a qualidade da batata retirada dos solos de Angónia está a interessar ao mercado nacional e dos paíes vizinhos, como Malawi e Zâmbia.
“estamos hoje a fornecer batata-reno aos melhores supermercados do Grupo Shoprite, MALL, entre outrs que recentemente se instalaram na capital provincial de Tete, além de mercados nas províncias da Zambëzia, Nampula, Manica e Sofala”, acrescentou Phalusso.
A fonte indicou que depois que o esforço do Governo provincial em parceria com os produtores de batata-reno espalhados pelo planalto de Angónia, está paulatinamente z produzir resultados positivos na absorção de todo excedente dos agricultores a aumentar as áreas de produção.
Paralelamente a este esforço segundo o Director Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Tete, José Pereira Mendonça, o Governo desenhou um plano para a montagem de uma indústria para o processamento de batata-reno, a ser instalada entre os distritos de Angónia e Tsagano.
Segundo o Director, a ideia já foi esboçada e agora está-se na fase de procura de parceiros para a sua execução, nomeadamente a busca de maquinaria para o processamento da batata.
A ser concretizada este projecto, vai ser uma mais valia contribuindo para estancar definitivamente o problema de comercialização desordenada da batata para os países vizinhos. ————————————————————-
Publicado no JN, Quinta-Feira, 19 de Abril de 2018

Artigos relacionados