Banana ocupa lugar de destaque na exportação de fruta na Província de Maputo

A Província possui 22 empresas privadas que se dedicam a produção de banana, nos Distritos de Namaacha, Moamba, Boane, Manhiça e Marracuene, sendo que, 80% da Produção é exportada para a África do Sul, Botswana e Reino de Eswatini.

A produção actual de banana nesta Província é de cerca de 249.829 toneladas, numa área de 5.141 hectares. Destes, 4.719 hectares estão a ser explorados por empresas comerciais privadas e as restantes por pequenos produtores, maioritariamente, do sector familiar. A produção da fruta contribui em 3.9% na produção global valorada da Agricultura, nesta parcela do País.
Este sector é dos maiores geradores de emprego directo no sector agrícola, com uma média de 1,3 trabalhadores/ha, o que significa cerca de 6.100 empregos directos e 11.000 indirectos, totalizando cerca de 17.100 trabalhadores.

Para além da banana, neste espaço geográfico são produzidas outras como a manga, citrinos, papaia e litchie.
A presente informação foi avançada no dia 05 de Abril corrente, no âmbito da inauguração da unidade de processamento da banana do Distrito de Moamba, pelo Director da Indústria e Comércio de Maputo, em representação do Governador da Província de Maputo.

çorum escort

Artigos relacionados