MOÇAMBIQUE ACOLHE SEMINÁRIO REGIONAL DE AQUACULTURA

O evento decorre de 11 a 13 de Outubro do ano em curso, na Cidade de Maputo, sob o lema “Minimizar o Uso de Antimicrobianos, Melhorando e Aconselhando o Maneio de Doenças e Melhorando o Bem-estar”. A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Inspector Geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Rui Mapatse.

No seu discurso de abertura, Inspector Geral do MADER sublinhou que a realização deste Seminário Regional reveste-se de grande importância para o subsector da Pecuária e de Aquacultura do País, e do continente, pelo facto de permitir a troca de experiência entre os participantes e especialistas em matéria de Saúde de Animal.

Num outro momento, o dirigente frisou que ao apostar na diversificação da economia, parte-se do pressuposto de que era necessário intensificar a produção de alimentos e assegurar o seu acesso ao cidadão com vista à garantia da segurança alimentar e nutricional, bem como a geração da renda para mais de 70% da população economicamente activa que encontra sustento no subsector Pecuário e na Aquacultura.

” O investimento no subsector pecuário e na aquacultura mostra-se a cada dia essencial para garantir os objectivos acima indicados através da defesa da Saúde Pública e da Saúde Animal, contribuindo para melhoria dos níveis de produção e produtividade, segurança alimentar, segurança dos alimentos e melhoria do nível de vida da população”, avançou o Inspector do MADER.

Participam do evento, o Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário do MADER, Directora Geral do Instituto Nacional de Inspeccção do Pescado, Técnicos e Peritos de 26 países da região da SADC e da Comunidade dos Países da África Oriental, incluindo Moçambique.

Artigos relacionados