ADIN APOIA 350 MIL AFECTADOS PELA INSURGÊNCIA COM A PROVISÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS

A entrega teve lugar hoje, dia de 28 de Outubro do ano em curso, no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, no âmbito da assistência multiforme às famílias praticantes de agricultura e que se encontram em situação de vulnerabilidade, através de entrega de kits agrícolas, na sequência das acções da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) naquela região.

O evento foi dirigido pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, que procedeu com a entrega de kits agrícolas a 950 famílias de deslocados internos residentes em Marrocane.

Na ocasião, Celso Correia garantiu que não só os beneficiários do acampamento receberão os kits, como também os residentes circunvizinhos.

Mais adiante, o governante frisou que é preciso aprender a usar a nova semente entregue por ser diferente da habitual e apelou aos presentes para solicitarem acompanhamento dos extensionistas reforçados pelo SUSTENTA por forma a garantir uma boa produção.

De referir que serão cerca de 12 mil toneladas de insumos, compostos por sementes de amendoim, milho e feijões; e outro por gergelim e milho, bem como fertilizantes, distribuídos pelos deslocados, comunidades acolhedoras e áreas afectadas.

Na província de Cabo Delgado, distrito de Mueda, a distribuição dos kits de insumos vai impactar cerca de 37 mil famílias; Chiúre, com 4 sites de reassentamento irá receber 6 mil kits; Ancuabe, com 2 sites, terá 5 mil kits; Metuge irá receber 4.5 mil kits para os 2 sites de reassentamento; Montepuez, com 4 sites, receberá 4000 kits; e Namuno irá receber 500 kits para 1 site.  Nos próximos dias, a distribuição de kits deve chegar aos distritos de Muedumbe, Nangade e Quissanga.

Esta acção resulta do investimento do Governo, financiado pelo Banco Mundial, que prevê aplicar cerca de 35 milhões de dólares norte americanos no âmbito da operacionalização do Plano de Assistência Multiforme, no Norte de Moçambique.

O Governo planeia também estabelecer pelo menos 35 locais de realocação com áreas agrícolas nesta província. Estes locais encontram-se em 11 distritos, nomeadamente Ancuabe, Balama, Chiure, Ibo, Mecufi, Meluco, Metuge, Montepuez, Macomia, Palma e Muidumbe.

Artigos relacionados