FOI FIXADO O PREÇO MÍNIMO DE COMPRA DO ALGODÃO NO PAÍS

O facto realizou-se nesta quinta feira, 27 de Maio do ano em curso, no posto administrativo de Netia, distrito de Monapo, província de Nampula, na reunião de discussão do preço mínimo de comercialização algodão, o chamado ouro branco. Este evento foi presidido por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O preço foi fixado em 25 meticais para o algodão caroço da primeira e 17 meticais para o da segunda na Campanha de Comercialização 2020/21 pelos principais intervenientes da cadeia valor desta cultura de rendimento.

No seu discurso de ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural frisou que tantos os produtores como os fomentadores contra todas adversidades climáticas afirmaram que a campanha foi um sucesso, a cultura de algodão registou um crescimento de 75% da produção, pelo facto de se ter saído das 30.000 toneladas para 52.000.

O dirigente, igualmente, garantiu que este ano vai se duplicar a exportação de fibra de USD 20 para USD 38 milhões. Avançou que tendo em conta esses níveis de produção a receita do Estado irá crescer e superar os 70 milhões de meticais contra os 21 milhões de meticais atingidos no ano de 2020.

Para o presidente do fórum dos produtores de algodão em Moçambique, Benson Simoco, o envolvimento massivo dos produtores deve-se aos incentivos que o Governo tem vindo a dar aos camponeses.

Com este acordo firmado e consensualizado, mais de 150 mil famílias integradas na produção de algodão no País, vêem, assim, os seus rendimentos protegidos.

Artigos relacionados