IIAM colhe arroz em Boane

A Instituição colheu na corrente época da Campanha Agrícola 2020/21, 9.2 hectares, igual número de campos semeados de arroz no CITTAU- Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias de Umbeluzí. Destaca-se a variedade Simão, uma cultura com um ciclo de 130 dias, 9 toneladas de rendimento por hectare, na qual uma parte do arroz colhido encontra-se em fase de secagem.

O CITTAU tem se distinguido na realização de pequenos ensaios, tendo feito pesquisas de novas variedades no qual um total de 8 foram colocadas em campo e apenas 4 são novas. Do total das 8 variedades nomeiam-se: Simão, Macassane, Moz114, Tumbeta, Ariza Gold, Wambau, Gold 6444 e Hua,. De realçar que, este ensaio das 8 variedades é réplica de um ensaio da Estação Agrária do Chokwe.

Em termos de rentabilidade, existe potencial para que o CITTAU em cooperação com os Chineses na área da agricultura produzam um total de 10 toneladas por hectare. Esta produção tem como finalidade ser vendida a produtores, associações de agricultores e consumidores, afirmou a técnica do CITTAU, Eng. Egídia Cossa.

k?r?ehir escort bayan

Artigos relacionados