Estacão Agraria de Umbeluzi realiza Dia de campo

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) realizou, no dia 17 de Dezembro corrente, um dia de campo na Estacão Agrária de Umbeluzi com vista a divulgar tecnologias melhoradas disponíveis na área de fruteiras por forma a alavancar o crescimento deste sector a nível do País e em particular, no centro zonal sul.
O dia de campo teve como objectivo principal, divulgar as tecnologias melhoradas produzidas pelo programa de fruteiras ao longo dos últimos anos para fazer face a grande procura de serviços por parte dos produtores através de introdução de novas variedades melhoradas, sua caracterização, controle de pragas e doenças, e produção de mudas de qualidade melhorada.
O sector da fruticultura em Moçambique apresenta um grande potencial derivado das boas condições agro-geológicas existentes e do potencial de agronegócio que oferece. O País goza de melhores e únicas condições geográficas da região, factor que pode ser explorado e potencializado para torná-lo no fornecedor da fruta tropical, da mais alta qualidade, ao mercado nacional e internacional.
O IIAM tem como um dos objectivos do plano estratégico contribuir para a segurança alimentar, nutrição e saúde dos consumidores. Ciente do grande potencial que a fruticultura desempenha em Moçambique, o programa de fruteiras procura responder ao mesmo objectivo através da realização de estudos em toda a cadeia produtiva de fruteiras incluindo as fases pré e pôs colheita a fim de aumentar a produção e o mercado da fruticultura Moçambicana.
O evento contou com a participação de todos os intervenientes da cadeia produtiva de frutas, académicos, viveiristas, produtores, vendedores de insumos e empresas de agroprocessamento.

osmaniye escort

Artigos relacionados