Governo Disponibiliza uma linha de credito de 50 milhões de dólares para Empresas de Produção e Distribuição de Sementes

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, anunciou no Fórum de Insumos Agrícolas, realizado em Maputo que o Governo vai libertar um fundo orçado no valor de 50 milhões de dólares para financiar empresas que produzem sementes.
O Governante explicou que, o montante se destina a financiar a indústria de produção de sementes, sobretudo a empresas com planos de produção e distribuição de sementes viáveis, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, como forma de reduzir o défice de produção no País.
Referiu igualmente que, para a operacionalização deste programa, irá se pautar pela política de financiamento de pequenos e médios agricultores e grandes produtores, uma iniciativa que vem de desenvolvendo desde a implemetação do Programa “Sustenta” que nas províncias de Nampula e Zambézia produziraam resultados positivos que permite hoje ter uma rede de fomento com vários intervenientes.
A expectativa é que com programa é de responder as cadeias de valor estratégicas, sem contudo deixar de olhar as iniciativas de crescimento. O grande desafio é de organizar a rede de produção e distribuição de sementes que neste momento se apresenta um pouco desorganizado.
O Ministro explicou que para facilitar o acesso as oportunidades e ao mercado o sector vai estimular o principio das associações, que também tem sido uma aposta do Governo, incluindo o diálogo com os produtores de forma a permitir maior organização.

Artigos relacionados