MASA nomea Director de Serviços de Informação do SETSAN

Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, nomeou por despacho de 19 de Dezembro de 2018, o Enginheiro António Pacheco Dias Dima, para o cargo de Director dos Serviços de Informação do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, a quem foi-lhe confiado para dirigir um dos sub sectores estratégicos.

Na sua breve interecção com os presentes, nomeadamente, membros do conselho consultivo, quadros do SETSAN e familiares do empossado, o Ministro considerou os Serviços de Informação do SETSAN importantes principalmente nos momentos em que o fluxo de informação e a forma como são transmitidas as mensagens relativas a segurança alimentar e nutricional podem defectuar todo o trabalho do MASA, sobretudo na diferenciação de fome e segurança alimentar.

Segundo Marrule, é dos Serviços de Informação que provêm os dados estatísticos que permitem a tomada de decisões acertivas com vista a redução da desnutrição crónica no País.

O subsector tem ainda, as funções de coordenar as actividades multisectoriais para acelerar a redução da insegurança alimentar e nutricional, bem como a desnuttrição crónica. Outrossim, mapeamento dos locais mais vulneráveis em insegurança alimentar crónica e aguda, produção regularmente o estudo base de segurança alimentar e nutricional, produção e disseminação de informação credível, atempadamente e relevante sobre a situação de segurança alimentar e nutricional para os diferentes sectores de tomada de decisão em particular o sector público. Avaliação e monitoria do consumo alimentar dos agregados familiares e seus membros, feservas alimentares e de mais indicadores e ainda elaborar o balanço alimentar e comunitários.

Estes são desafios complexos que o Ministro espera que o empossado saiba transformar em oportunidades para vencer e alcançar osresultadoss que o MASA possa se orgulhar

Artigos relacionados