Maputo tem potencial para agro-indústria

A constatação é do Presidente da República, Filipe Nysi, na visita que efectuou de quinta-feira a domingo último à província de Maputo, onde serviu para confirmar que, realmente, esta parcela do país reúne condições necessárias para impulsionar o agro-processamento e confirmar a sua liderança na industrialização do país.
Na Matola, Nyusi visitou uma unidade de agro-processamento, uma fábrica de óleo e reuniu com jovens a quem apelou para se envolverem na idealização de projectos de aproveitamento das potencialidades agrícolas, sobretudo na produção de hortícolas que pode ser feita o ano todo.
Em Sábie percorreu a exposição sobre as potencialidades de produção agrícola, pecuária e pesca de todos os distritos de Maputo, testemunhando que esta província é mesmo um verdadeiro motor de desenvolvimento do país.
Quando reuniu com os jovens, Filipe Nyusi disse para não terem medo da agricultura porque as pessoas estão a enriquecer com a agricultura e estão a resolver os problemas. Segundo afirmou, há um programa ao nível do ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural que faz com que as pessoas explorem a terra de forma adequada.
“É uma oportunidade que existe mas é preciso transformar para a produção de riqueza. Continuam os jovens a solicitar as terras para a prática da agricultura, pecuária ou outra actividade empresarial, também continuaremos a gerir a terra sem criar nenhuma descontinuidade e nem proibir as pessoas de trabalhar mas, sobretudo, fazer com que as terras que pedem sejam úteis para produção de riqueza”, disse.
Também alertou os jovens no sentido de agirem com patriotismo e serem mais proactivos na busca de soluções para os variados problemas e não se limitarem a enumerar dificuldades, mas devem se lançar ao trabalho. (Adaptado do Jornal Notícias)

Artigos relacionados