Workshop sobre Recursos Genéticos Animais em Moçambique realiza-se em Maputo

Realiza-se de 12 a 13 de Abril corrente no Hotel Tivoli na Cidade de Maputo, um encontro para a revitalização do Comité Nacional para a Gestão dos Recursos Genéticos Animais do país.
O Evento é liderada pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) através do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), a Direcção Nacional de Veterinária (DINAV), e conta com a participação de investigadores, académicos criadores, provedores de insumos nacionais, bem como o representante da União Africana (UA) para a questão da conservação dos recursos genéticos animais nos países membros da União Africana (UA).
O objectivo deste encontro é contribuir para a gestão sustentável das espécies pecuária no país, que esta assente na regulamentação do uso dos recursos genéticos, caracterização, monitória e avaliação dos riscos associados aos recursos genéticos, conservação dos recursos genéticos e por fim a capacitação humana e institucional. O sucesso destes objectivos passa pela operacionalização de um Fórum Nacional onde os actores chaves do sector pecuário, (investigadores, académicos, legisladores, criadores e provedores de insumos) irão debater e tomar decisões para que satisfaz aos envolvidos.
Esta reunião ocorrer no momento em que os produtores nacionais são incentivados a produzir voltados para o agro-negócio e para a segurança Alimentar e Nutricional, visto que uma grande variedades de recursos genético esta sendo explorado por diferentes sectores com diferentes potenciais de produção com o propósito de fazer da pecuária um negocio no país.
Olga Fafetine, Directora Geral do IIAM, no seu discurso de abertura, sublinhou que ”O melhoramento genético é um dos caminhos seguidos para os programas de fomento e promoção da pecuária em Moçambique. Contudo, o IIAM e a DINAV, devem apoiar esta iniciativa, sobre tudo, conservar o nosso património genético como o caso do gado de raça nativa”.
Orientou ainda nesta sessão, que deve-se documentar os resultados, avaliar e traçar recomendações técnicas para o alcance dos indicies produtivos para cada espécies e raça.
Este evento serve de oportunidade para encontrar formas de acelerar a contribuição de recursos genéticos para o desenvolvimento da pecuária de forma sustentável.

Artigos relacionados