Proteger produção nacional do milho

MOÇAMBIQUE deve proteger a sua produção de milho das importações dos países vizinhos e apostar no processamento para dar valor acrescentado à sua produção. Esta observação foi feita por Asa Maria Tham, administradora-geral da empresa de agro-processamento Winnua, localizada no distrito de Mocuba, província da Zambézia, cujo objecto social é a produção, processamento e comercialização da farinha de milho e leite de soja.
Segundo a nossa entrevistada, o distrito de Mocuba, em particular, e a província da Zambézia, no geral, registaram uma produção significativa de milho de qualidade, e os produtores estão a enfrentar dificuldades de mercado para a sua colocação.
Asa Maria Tham diz que a farinha processada e empacotada localmente tem mais qualidade, faltando o trabalho de divulgação no país.
A Winnua está a investir mais de 50 milhões de meticais desde de 2011 para a implantação de um projecto de madeira nobre designada teca, produção e processamento de milho e leite de soja, bastante nutritivo, que está a ser distribuído a mais de dois mil alunos de duas escolas primárias do município de Mocuba, no âmbito da responsabilidade social. Neste momento, segundo ainda Ana Maria Tham, a Winnua tem disponíveis mais de 100 toneladas de milho nos seus armazéns para processamento e comercialização na província da Zambézia.
A cidade de Mocuba é o centro comercial da empresa, estando neste momento a distribuir para Quelimane, Mocuba, Namacurra e Pebane. A empresa tem campos de produção em Lugela, Milange e fábricas de processamento de farinha e leite de soja em Mocuba. Trata-se de fábricas com a mais moderna tecnologia de processamento de cereais e oleaginosas de que o país se pode orgulhar.
A administradora-geral da Winnua insiste que o país deve utilizar as suas matérias-primas, fazer o melhor aproveitamento das condições agro-ecológicas, como água e solos, para produzir e processar.
Dados em nosso poder indicam que a Winnua alcançou o ano passado uma produção de 24 toneladas de soja, numa área de 25 hectares nos distritos de Lugela e Milange.
Winuua significa na língua local crescer, e a nossa entrevistada acredita que projecto de que é socia poderá crescer com mais trabalho e empenho dos seus colaboradores.

In Jornal Notícias

Artigos relacionados