GOVERNADOR DE NAMPULA DIRIGE A CERIMÓNIA DE NÍVEL PROVINCIAL DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA AGRÁRIA 2022-2023

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto dirigiu na manhã de hoje segunda-feira, (14 de Novembro de 2022) a réplica de Lançamento da Campanha Agrária 2022-2023 e campanha de comercialização de castanha de caju ao nível Provincial.

A cerimónia da réplica de Lançamento da Campanha Agrária 2022-2023 ao nível da Província iniciou com o plantio de milho, visita a uma machamba, feira de exposição de produtos agrícolas e pecuários que envolveu os 23 Distritos da Província de Nampula, a qual  teve lugar no Posto Administrativo de Namina, Distrito de Mecubúri.

Dirigindo-se aos presentes, Manuel Rodrigues disse que esta cerimónia que nos convoca ao Distrito de Mecubúri, reveste-se de especial importância na vida da nossa estimada população, constitui ultimato contra a fome e pobreza na nossa Província.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues disse ” o nosso desejo é sair daqui com um vaticínio que aponte resultados mais seguros sobretudo do nível de preparação sobre agricultura que sonhamos empreender na Província de Nampula, por ser uma Província sempre pujante no capítulo agrário, devido aos seus solos aráveis, maior entrega da população, acima de tudo, porque agricultura é essencialmente praticada dentro de clima montanhoso”.

Manuel Rodrigues sublinhou que o prognóstico da época chuvosa indica que a campanha agrária 2022-2023 será realizada no quadro de um regime com dificuldades de chuvas que, de certa maneira, não irão satisfazer as necessidades hídricas de culturas em campo devido as mudanças climáticas.

O Governador de Nampula disse que nesta empreitada de Governação Descentralizada, quer uma Agricultura mais envolvente, mais participativa e Inclusiva entre jovens e mulheres, aquela que orgulhe os seus praticantes e que sonham atingir níveis empresariais.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que ” é por isso que admitimos 219 extencionistas adicionais, passando a Província a contar com 525, facto que permitiu o aumento de número de produtores assistidos de 104.244,  2021, para 114.852 em 2022.

O Lançamento da Campanha Agrária é um evento que acontece anualmente a nível nacional que visa promover o papel do sector Agrário no desenvolvimento socioeconómico do país, avaliar o desempenho da campanha anterior e lançar linhas estratégicas com vista a melhoria da produção e produtividade agrária e pesqueiras.

 

 

Artigos relacionados