CUIDAR DAS ABELHAS É CUIDAR DO NOSSO FUTURO

Teve lugar ontem, dia 20 de Maio do ano em curso, no Auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), uma cerimónia realizada no âmbito celebração do dia Mundial da Abelha, sob o lema: “Cuidar das Abelhas é Cuidar do Nosso Futuro”.

O evento foi presidido por Sua Excelência Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze e é celebrado internacionalmente para conscientizar da importância deste animal para a vida humana. O dirigente durante a sua alocução relatou que o nosso País já teve um sector de apicultura bem estruturado e organizado, facto que nos remete a aprender com as lições do passado, valorizando o legado que nos foi deixado, e ajustar às novas dinâmicas de hoje. Avançou ainda que a tarefa irá requerer uma colaboração de vários intervenientes da cadeia de valor do mel e que juntos podemos reerguer a apicultura e a tornar novamente um sector invejável, para tal conta-se com o apoio de todos na elaboração de regulamentação que possa ser necessária, assim como, de outros instrumentos que nos garantam acesso aos melhores mercados.

Mais adiante, o Vice Ministro do MADER frizou que “precisamos de estar conscientes das nossas acções hoje para podermos construir uma nação saudável. Iremos manter a nossa aposta na agricultura, no aumento da sua produtividade e rentabilidade, e faremos isso sem nunca esquecer de cuidar das nossas mais importantes aliadas as abelhas. E para além deste crucial papel de polonização que fazem, as abelhas produzem também uma grande dádiva o mel”.

As abelhas estão cada vez mais ameaçadas pela acção humana, sua função é considerada essencial para que continue a interação saudável entre o meio ambiente e os seres vivos. Cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização animal. Na mesma situação, estão mais de dois terços das safras alimentares e 35% das terras agrícolas globais. De acordo com a ONU, a acção dos polinizadores não apenas contribui, de uma forma directa, para a segurança alimentar, mas também é fundamental para a conservação da biodiversidade

Artigos relacionados