No âmbito do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas visitou, nos dias 20 e 21 de Maio corrente, importantes instituições Brasileiras e cooperativas de produtores para se inteirar de práticas inovadoras e tecnologias modernas com impacto multiplicador na agricultura familiar, pecuária, piscicultura e na segurança alimentar.
No cumprimento da agenda de trabalho, o dirigente escalou unidades de fruticultura com destaque para uvas tropicalizadas – compostas por pequenas unidades familiares -, que possuem sistemas próprios de beneficiamento e comercialização dos produtos, assegurando valor acrescentado local. Igualmente, visitou as unidades de piscicultura da CODEVASF, localizadas no perímetro irrigado de Bebedouro, que se dedicam à propagação de espécies nativas de alevinos.
Esta visita reveste-se de suma importância porque reforça o compromisso de Moçambique em aprender com as experiências brasileiras para aplicar soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento rural, sustentável e para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas nas suas zonas semiáridas.
“A missão governamental ao Brasil que agora termina, reforça a cooperação entre Moçambique e aquele país sul-americano, e vai dar um impulso gigantesco no fortalecimento das políticas públicas rurais moçambicanas, com enfoque especial na construção de sistemas alimentares resilientes e inclusivos que vão permitir a materialização da missão: ALIMENTAR MOÇAMBIQUE”, sublinhou o Ministro.