Chama-se Rosário Pastola de x anos de idade, natural de Ribáuè província de Nampula.
Rosário Pastola começou com a actvidade agrária em 2013, no distrito de Ribaué, província de Nampula numa área de 400 hectares com DUAT para a produção de culturas diversas: Milho, Mandioca, Hortícolas, Feijões e Banana, explorando neste momento apenas 20 hectares e o remanescente para a pastagem do gado bovino e caprino.
Na Campanha Agrária 2016/17, obteve a seguinte produção: Milho (4,5 toneladas), Feijão Bóer (5 toneladas), Repolho (36, 8 toneladas), Mandioca (vendeu 5 toneladas a DATCO para a produção da cerveja Impala). Nesta actividade, emprega 4 trabalhadores permanentes e cerca de quinze (15) sazonais.
Utiliza insumos e prepara manualmente o solo. Tem uma represa escavada, alimentada por uma nascente e rega o seu campo com recurso a uma motobomba de 4 polegadas.
Usa semente certificada adquirida na Casa de Agricultor na Cidade de Nampula e recebe assistência técnica dos Serviços de Extensão Agrária.
Existe boa integração da Agricultura e Pecuária (uso de esterco para a adubação dos campos e aproveita os restolhos da produção para a alimentação dos animais). Tem 19 bovinos, 24 caprinos, 35 cuninos, 45 galinhas, 3 perús e 30 pombos.
Com base nas receitas obtidas adquiriu: Uma camioneta de duas (2) toneladas, em construção casa convencional tipo 4 com perspectiva vertical (1° andar).
O Melhor Produtor recebeu da mão do Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, para além de um cheque no valor de 200.000MT (duzentos mil meticais), um prémio que inclui um Diploma de honra, faixa, cajado, viagem para o local de lançamento da campanha agrária 2018/2019, visita de troca de experiencia, uma gaiola para 100 poedeira com insumos, preparação de terra e kit de insumos para uma área de 5 hectares durante a primeira época da produção e junta de bois de tracção completa.