O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, através do Instituto Nacional do Mar (INAMAR), lançou esta quarta-feira o Projecto de Monitoria, Controlo e Fiscalização das Pescas (MCS) 2025-2028. A iniciativa marca o reforço da cooperação entre o Governo, organizações internacionais e parceiros de desenvolvimento, com o objectivo de combater a pesca ilegal e promover a sustentabilidade do sector.
Na ocasião, o Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, sublinhou o compromisso do Governo na protecção dos recursos marinhos “Manifestamos a nossa satisfação com o lançamento do Projecto. Ficamos ainda felizes em saber que já estão previstas ações de apoio e de fortalecimento institucional desta unidade estratégica e multissetorial. O Projecto MCS vai trazer mais capacidade, mais coordenação e mais eficácia na gestão dos recursos do mar.”
Os parceiros de cooperação, nomeadamente, UNODC, FAO e a Embaixada da Noruega em Moçambique reafirmaram o seu apoio ao combate à pesca ilegal, destacando acções como o fortalecimento da capacidade técnica nacional, actualização dos instrumentos legais e a integração de Moçambique em redes internacionais que enfrentam este desafio global.