Biografia de Higino Francisco de Marrule


HIGINO FRANCISCO DE MARRULE
Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar

Higino Francisco de Marrule é ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, desde 14 de Dezembro de 2017.

Nasceu a 16 de Junho de 1966, na cidade de Maputo. No seio familiar é conhecido por Zawene, nome tradicional, ou Gino, seu diminutivo. É filho de Fernando Francisco de Marrule, escriturário dactilógrafo, falecido, e Rosalina Mucavele, reformada.

Higino Francisco de Marrule iniciou os seus estudos na Escola Primária João Belo, actual Escola Primária 7 de Setembro, na cidade de Maputo, terminando o ensino primário em 1977. Depois frequentou e concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Francisco Manyanga, até 1984. Fez a sua licenciatura em Agronomia, Produção e Protecção Vegetal na Faculdade de Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM-FAEF), em 1990. Em 1997, concluiu o Mestrado em Agro-Economia, com especialização em Desenvolvimento Internacional e Marketing, pela Michigan State University, dos Estados Unidos da América. Enquanto mestrando, foi tesoureiro do Conselho de Estudantes em Graduação, secretário e presidente da Associação dos Estudantes da África Austral.

Participou em diversas acções de formação: Obteve o certificado de Inglês, Matemática e Economia pela Universidade, Instituto de Economia Boulder, de Colorado, em 1994; fez um curso de Curta-Duração em Recolha, Análise de Dados Sócio-Económicos, University of Arizona/Michigan State University, Tucson, AZ, USA e E. Lansing, MI, USA, em 1991; em 2009, participou no Curso de Desenvolvimento Executivo: Finanças para Gestores não Financeiros, Wits Business School, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, ISCTEM; recebeu o certificado de participação, no Curso de Curta Duração em Avicultura na Universidade de Georgia, em 2011; foi-lhe atribuído o certificado de Sucesso no treinamento sobre Conformidade na Actuação dos Gestores Seniores, InSideNGO, Operation Excellence for Global Impact, Maputo, em 2013.

Higino Francisco de Marrule é agrônomo e agro-economista de profissão. Durante o seu percurso profissional desempenhou diversos cargos e funções como quadro do Ministério da Agricultura. Em 1999, foi supervisor do treinamento e implementação do Trabalho de Inquérito Agrícola (TIA) e Censo. Foi coordenador do Comité de Emergência da Agricultura no âmbito das cheias, em 2000. De 2002 a 2006, coordenou o Departamento de Análises Políticas e esteve como Conselheiro Sénior em Políticas Agrárias, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Michigan State University.

No decurso da sua actividade, Higino Francisco de Marrule liderou o grupo técnico do desenho do ProAgri II, no período de 2005 a 2006. Assumiu o cargo de Director de Pesquisas de Desenvolvimento, de 2006 a 2009. Esteve como Director de Pesquisa e Desenvolvimento, TechnoServe Moçambique, de 2006 a 2010. De 2010 a 2013, foi Director de Programas e Director do Programa de Revitalização da Avicultura. Entre 2013 e 2015, desempenhou o cargo de Director de Políticas e Relações Governamentais, Gestor Administrativo da TechnoServe Moçambique. No período entre 2015 e 2017, foi Director Geral/Consultor independente para Assistência Técnica aos Governos das províncias de Cabo Delgado e Niassa na elaboração dos respectivos Planos Estratégicos. De 2016 a 2017, trabalhou como Representante do Programa VUNA em Moçambique, um programa regional financiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e administrado pela Adam Smith International.

Pela sua capacidade empreendedora, em 2015, fundou e geriu a Empresa Zawene Investimentos, Lda, empresa de consultoria em Gestão e Agro-Negócios, como também desempenhou a tarefa de especialista em Agricultura no Projecto PROSAVANA e especialista em Informação Agrária na TechnoServe Inc. do Reino Unido. Realizou trabalhos de consultor em Agro-Negócios na Sociedade de Desenvolvimento Agro-Pecuário, Lda., e de especialista em Sistemas de Insumos Agrários, pela Embaixada da Dinamarca, em 2016.

Higino de Marrule tem vários trabalhos escritos e publicações, sendo de destacar o “Plano Estratégico/Operacional da Plataforma de Diálogo sobre o Sector de Sementes em Moçambique. USAID/SPEED Program”, de 2015 e “Brief Review of Mozambique Seed Market. USAID/SPEED Program”, de 2014.

Higino Francisco de Marrule vive em união de facto e é pai de três filhos. Fala Xichangana, Português, Inglês e percebe Espanhol. Professa a religião cristão na Igreja Católica. É membro do Partido Frelimo. É membro da AMODEFA, a partir de 1994, e membro da Ordem dos Engenheiros, desde 2007. É dador de sangue.

Fonte: Gabinfo