Carlos Agostinho do Rosário

Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.
Rosário é Mestre em Economia (MSc., ou seja, Mestre em Ciências) aplicada na área de Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, pela Imperial College em Wye – Universidade de Londres. E Bacharel em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane – Maputo, Moçambique.
O seu percurso pelas instituições do Estado e privadas iniciou-se em 1977, como funcionário a tempo parcial no Ministério das Obras Públicas e Habitação, na área Económica e Financeira. Naquela instituição permaneceu até 1983.
De 1980 a 1982 foi professor de matemática, curso nocturno, no Instituto Industrial de Maputo. Em 1983, exerceu as funções de Economista na Empresa Agrícola de Citrinos de Manica, no centro do país. Quatro anos depois, Rosário foi nomeado para os cargos de Governador da Província da  Zambézia e Primeiro-Secretário do comité Provincial da Zambézia.
Em  1994, passou para Membro da Assembleia da República, tendo resignado por imposição legal, logo no início da legislatura, depois de ter sido nomeado Ministro da Agricultura e Pescas.
Esteve  à frente daquele pelouro até o ano de 1999. Do último ano da década 90 até 2002, o seu percurso governativo conheceu uma interrupção, tendo apenas exercido as suas funções de Membro do Comité Central do Partido Frelimo, uma tarefa que já exercia desde 1989. Em 2002, ocupou a posição  de Alto-Comissário da República de Moçambique na Índia e Sri Lanka, uma missão que terminou em 2008.
A  16 de Janeiro de 2015, Carlos Agostinho foi nomeado Primeiro-Ministro, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Até então, Rosário ocupava o  cargo de Embaixador da República de Moçambique na Indonésia, com múltipla acreditação em Singapura, Malásia, Tailândia e Timor-Leste, funções para as quais foi incumbido em 2009.
Leitura, música e desporto (ginástica, futebol e natação) são as suas ocupações nos tempos livres.

CARLOS AGOSTINHO DO ROSÁRIO POSSUI 7 OBRAS ESCRITAS:
  • Do Rosário, Carlos A. HUMANIZAÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO AO: DESAFIO PARA A REDUÇÃO DA POBREZA EM MOÇAMBIQUE. 2005. Krest Publication. New Delhi, Índia.
  • Do Rosário, Carlos A. Jatropha Curcas: Propostas para a Sustentabilidade do Cultivo em Moçambique. 2006. New Delhi, Índia.
  • Do Rosário, Carlos A. REVOLUÇÃO VERDE: EXPERIÊNCIA DA ÍNDIA E SUA RELEVÂNCIA PARA MOÇAMBIQUE. 2007. Documento apresentado na Conferência sobre o Desenvolvimento Agrário realizado em Maputo pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).
  • Do Rosário, Carlos A. CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: IMPACTO NA COOPERAÇÃO BILATERAL MOÇAMBIQUE – ÍNDIA. 2008. New Delhi, Índia.
  • Do Rosário, Carlos A. POLITICA DE TERRAS EM MOÇAMBIQUE. 2008. Documento apresentado no seminário organizado pela Organização Não Governamental (ORAM). O conteúdo deste documento foi também apresentado em Luanda, no seminário internacional sobre o mesmo tema, organizado conjuntamente pelo Governo de Angola e a FAO em 2005.
  • Do Rosário, Carlos A. CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE. Documento apresentado na Conferência Internacional sobre o mesmo tema realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique em 2009.
  • Do Rosário, Carlos A. EXPERIÊNCIA DE TIMOR LESTE NA GESTÃO DE RECURSOS PETROLÍFEROS – FUNDO SOBERANO – SUA RELEVÂNCIA PARA MOÇAMBIQUE. 2012. Jakarta, Indonésia.