O Secretário de Estado da província da Zambézia, Avelino Pinto Muchine, lançou no dia 13 de Novembro de 2025, no distrito de Lugela, a Campanha Agrária 2025/26, apelando ao envolvimento de investidores do sector agrário para aumentarem a produção e produtividade, através de novas tecnologias e acesso aos mercados. A campanha decorre sob o lema “Trabalhar a Terra é Criar Riqueza para Moçambique”.
Na sua intervenção, o governante destacou a necessidade de promover a transformação do sector agrário através do aumento da produção e produtividade, mediante a adopção de uma nova abordagem que priorize os intervenientes da cadeia de valor a todos os níveis, centrando-se nas exigências do mercado e nas necessidades dos consumidores.
“Para aumentar a produção e garantir a segurança alimentar das populações, o sector agrícola estará empenhado na certificação de sementes adaptadas às condições locais, para reforçar a produção interna e reduzir a dependência das importações”, sublinhou Muchine.
O Secretário de Estado instou ainda os funcionários e agentes do Estado e extensionistas a prestarem assistência técnica aos produtores, particularmente na adopção de tecnologias agrárias mais rentáveis.
Na campanha agrária 2024/2025, dos sete milhões de hectares aráveis disponíveis, foram cultivados 2,3 milhões de hectares, registando-se um crescimento de cerca de 5% na produção total de diversas culturas.
A província alcançou autossuficiência na produção de várias culturas: feijões 491 mil toneladas, amendoim 207 mil toneladas, milho 1,2 milhões de toneladas, frango (530 toneladas e peixe 85 mil toneladas.
Nas culturas essenciais para a economia local que impulsionam o PIB nacional, a Zambézia registou na última campanha uma produção de macadâmia 1.296 toneladas, caju 22 mil toneladas e gergelim 73 mil toneladas.