Esta informação foi dada a conhecer ontem pela Directora Nacional do FIDA para Moçambique, Jaana Keitaanranta, na reunião de trabalho que teve lugar no Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, em audiência concedida pelo Ministro MAAP, Roberto Albino.
O grande destaque recaiu sobre o Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Valor Agro-alimentar Inclusiva (PROCAVA), que segundo a fonte, tem sido citado regionalmente ao nível daquele organismo como um exemplo a seguir. PROCAVA é uma iniciativa que está estruturada em três componentes interligadas, nomeadamente: melhoramento da produção e ligações de mercado; infra-estruturas orientadas pelo mercado e resilientes às mudanças climáticas, fortalecimento institucional e de políticas, e apoio à implementação.
MAAP e FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) concordaram em reforçar ainda mais a sua cooperação e capitalizar o bom desempenho global dos seus projectos em Moçambique, sendo que actualmente ao nível do sector conta com uma carteira de quatro, designadamente PROCAVA, PROPEIXE, PRODAPE e REFP, este último em fase terminal.