Fusariose da Bananeira

Mal do Panamá da bananeira

Fusariose da bananeira (também chamado de Mal do Panamá), é uma doença que tem afectado a produção da banana nas últimas décadas. Ela é causada por um fungo que impede que a bananeira receba nutrição e água, sem os quais a planta murcha e eventualmente morre. O fungo espalha-se através do solo contaminado, o que significa que não só é possível ser transportado por material vegetal, mas também por veículos, roupas, calçados e ferramentas. Em 2013, confirmou-se a presença da estirpe Raça Tropical 4 desta doença no Norte de Moçambique, o que tem vindo a ameaçar a produção de banana no país.
Como o fungo permanece activo no solo por décadas, é quase impossível erradicar a doença. Por isso, medidas de prevenção, detecção atempada e notificação imediata da doença são cruciais para contê-la e evitar maior disseminação.
Como forma de prevenir a sua disseminação em todo o país, a Autoridade Nacional Fitossanitária (ANF) instituiu medidas de quarentena nesta região. Actualmente, três farmas estão infectadas nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.

Acções em curso

  • Parcerias com  a investigação FAEF/UEM e IIAM Maputo e Nampula, TecnoServe e sector privado BananaMoz;
  • Sensibilizacão aos produtores comerciais como forma de prevenção da doença;
  • Colaboração/Facilitação nos projectos de investigação;
  • Sensibilização: distribuição de folhetos informativos;
  • Treinamento ao produtores de banana;
  • Monitorias permanentes nas áreas afectadas, e;
  • Sensibilização a comunidade no geral com colocação de placares informativos ao longo da Estrada Nacional.

Materiais de consciencialização

Guias
Um guia útil para os produtores de banana em Moçambique sobre as directrizes de prevenção, requisitos de contenção e regulamentos foi publicado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura. LINK TO DOCUMENT “PT – Panama Disease Tropical Race 4 Information, Guidelines and Procedures for Banana Producers-compressed.pdf”

Folhetos

Reporte quaisquer plantas ou itens suspeitos para:
Departamento de Sanidade Vegetal – MASA
Email: dep.sanidade.masa@gmail.com