ACÇÃO COLECTIVA EM BÚZI CONTRIBUI PARA A PREVENÇÃO DE DANOS DEVIDO ÀS CHEIAS

O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas e Mandatário do Conselho de Ministros, Roberto Mito Albino, efectuou no dia 24 de Janeiro uma visita à vila-sede do distrito de Búzi e ao Centro de Reassentamento de Guara-Guara, acompanhado pelo Governador da província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, e pelo Secretário de Estado na província, Manuel Rodrigues.

Durante a visita, o Ministro manteve interacção com as famílias afectadas pelas inundações, procedeu à entrega de produtos alimentares e avaliou o estado das infra-estruturas danificadas.

Na ocasião, elogiou a população de Búzi pelo elevado sentido de responsabilidade e pela pronta adesão às medidas de prevenção, ao deslocar-se preventivamente para Guara-Guara, acção que contribuiu significativamente para a redução de danos humanos e materiais causados pelas cheias.

O governante exortou as autoridades distritais a acelerarem a transferência dos serviços básicos para o Centro de Reassentamento de Guara-Guara, como forma de reforçar a protecção das comunidades e desencorajar o regresso a zonas vulneráveis a inundações.

Refira-se que, o acesso ao distrito de Búzi foi feito por via marítima, em virtude do corte da estrada provocado pela força das águas.

Artigos relacionados