SECRETÁRIA DE ESTADO EM SOFALA LANÇA PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DO REGADIO EM CHEMBA

O acto teve lugar no dia 14 de Outubro corrente, no distrito de Chemba, próximo a barragem da Ecofarm, e visa construir o Regadio da Cooperativa de Canavieiros Orgânicos de Canhimbe.

Com esta iniciativa, o distrito passará a contar com 3 cooperativas de canavieiros orgânicos ligados à empresa Ecofarm.

Na ocasião, o Prof. Rui Brito, Coordenador Nacional do Projecto, em representação do Director Geral do INIR, procedeu com o enquadramento do Projecto IRRIGA no SUSTENTA e deu a conhecer sobre os processos de construção e reabilitação de regadios, com destaque para as próximas intervenções no distrito de Búzi, com vista a dar resposta ao ciclone IDAI.

Tomando a palavra no evento, a Secretária de Estado saudou a intervenção do Projecto e realçou a importância da parceria com o sector privado, no caso concreto da Ecofarm, que visa absorver a produção das cooperativas, aumentando deste modo a capacidade de produção e a exportação do açúcar orgânico de Chemba.

Num outro momento, a dirigente encorajou a Cooperativa, liderada por um jovem de 24 anos, a empenhar-se no processo produtivo da cana-de-açúcar sem descurar a necessidade de produzir as culturas alimentares de segurança alimentar. Ao empreteiro recomendou a execução da obra dentro dos prazos e com alto padrão de qualidade.

Participaram da cerimónia quadros do Instituto Nacional de Irrigação, Serviço Provincial de Actividades Económicas, Membros do Governo Distrital, Extensionistas, Empresa Ecofarm, beneficiários do Projecto e população em geral.

Artigos relacionados