DEBATIDO O RESULTADO DO RELATÓRIO DOS DIÁLOGOS NACIONAIS

Decorreu hoje, dia 09 de Julho corrente, no Auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, na Cidade de Maputo, visando a apresentação do resultado do processo e validação do Relatório dos Diálogos Nacionais com vista a preparar a Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares que vai decorrer em Outubro de 2021 sob o lema “Juntos pela Integração Sustentável dos Sistemas Alimentares Rumo a Fome Zero”.

Os diálogos tinham como objectivo identificar soluções e levar o nível de debate público sobre formas dos sistemas alimentares, desenvolver princípios para orientar os governos e outros actores chaves numa acção conjunta para acelerar a concretização dos ODS.

Assim, decorreram no País diálogos independentes organizados pela sociedade civil e diálogos nacionais promovidos pelo governo através do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MADER) em coordenação com os parceiros de desenvolvimento, nomeadamente, a FAO, AGRA, IFAD, GAIN.

No entanto, quatro diálogos independentes foram realizados tendo sido organizados pela FAO, Associação dos Camponeses em parceria com o observatório do meio rural e outras organizações da sociedade civil, as quais tiveram lugar entre os meses de Abril e Junho.

O processo de diálogos nacionais promovidos pelo Governo de Moçambique teve o seu início oficial no dia 19 de Maio do corrente ano em Maputo, onde realizou-se a primeira reunião de abertura sobre Diálogos Nacionais sobre sistemas alimentares que teve lugar no Auditório do MADER. O encontro representou a primeira fase do início dos diálogos dos estados membros segundo a metodologia definida pelas Nações Unidas. De seguida, foram produzidos sequencialmente nas províncias de Tete, Nampula, Gaza e Manica.

As sessões de diálogos conduzidas nas quatro províncias permitiram identificar constrangimentos relevantes e propostas de soluções comuns, bem como, as principais constatações identificadas a partir dos diálogos independentes promovidos pela sociedade civil, cujos resultados sustentaram o relatório do compromisso de Moçambique na Cimeira.

Artigos relacionados