Ilha do Ibo vai produzir café em grandes quantidades

O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule e o Representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) em Moçambique Jaime Comiche, assinaram esta quarta-feira doía 8 de Maio em Maputo o memorando de entendimento que operacionaliza o projecto de expansão da produção de café do Ibo, na Ilha do Ibo, província de Cabo Delgado.
Segundo o Ministro do pelouro, o acordo firmado enquadra-se nos esforços do Governo de Moçambique e de seus parceiros, no sentido de promoção da diversificação da produção dos produtos agrícolas, como forma de garantir que as populações tenham mais alternativas de geração de renda.
Para o Ministro, o memorando com a UNIDO irá incrementar a produção do café do Ibo, uma cultura de rendimento com qualidades únicas, no país e no mundo, em termos de sabor e aroma “O nosso desejo, com este projecto é garantir que o café do Ibo continue sendo a marca e símbolo do Ibo a escala nacional e internacional”
Na ocasião o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, revelou que o café do Ibo ainda é produzido em quantidades ínfimas e a sua divulgação e consumo à escala nacional, continuam a ser incipientes. foi em reconhecimento da necessidade do aumento da produção do café do Ibo e a sua maior divulgação que o Governo, a UNIDO e a Embaixada da Itália iniciaram as negociações para a concepção do projecto.
Segundo o Ministro, o acordo firmado entre as três entidades, a Embaixada da Itália vai disponibilizar um valor de 4 milhões de Euros, os quais serão aplicados na operacionalização do projecto de expansão do café do Ibo.
Por seu turno, o Representante da UNIDO em Moçambique, Jaime Comiche referiu que o projecto de expansão de produção de Café do Ibo simboliza o novo paradigma de cooperação para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e associa a sua expectativa de sustentabilidades dos mercados.
Para Comiche, o projecto de café do Ibo tem como objectivo principal contribuir para a geração de renda para pequenos agricultores de subsistência na província de Cabo Delgado, contribuir para o melhoramento e sustentabilidade de cadeias de valor agro- alimentares, desde produção e processamento.

Artigos relacionados