Mais de 13 mil animais receberam vacina contra raiva na cidade de Maputo

Com a intensificação da campanha de vacinação de cães e gatos pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), foram vacinados na campanha vigente mais de 13 mil animais contra 1700 de igual período de 2017, capturados 338 cães e 72 gatos na cidade de Maputo.
Por ocasião da celebração do dia mundial da luta contra raiva que assinalou na última sexta-feira, 28 de Setembro de 2018, a Praça da Juventude da Cidade de Maputo foi o local que acolheu as cerimónias centrais para a celebração do dia, onde foram desenvolvidas varias actividades de assistências aos animais de estimação.
Intervindo na ocasião a Directora da Agricultura e Segurança Alimentar, Lúcia Luciano em representação da Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, disse que devido ao número de mordedura canina que o País tem registado nos últimos tempos o MASA juntamente com os parceiros multissectoriais decidiram concentrar os esforços de modo a salvaguardar o bem-estar da população, através de várias acções com vista o consencializar as pessoas sobre a importância da vacina anti? rábica para os animais de estimação.
“Para o efeito na cidade de Maputo foi criado um grupo multissectorial que integra a Saúde e o município onde no sector da saúde foram capacitados 117 técnicos para o manejo de casos de raiva, bem como a divulgação da linha verde para esclarecimento de dúvida de saúde incluído em caso de mordedura canina”.
Segundo dados apresentados pela Directora da Agricultura da Cidade de Maputo no ano passado até o primeiro semestre do ano corrente em todo país foram registados mais de 10.000 mil casos de mordedura canina deste número tem como maior alvo criança, entretanto efectuaram várias palestras em diferentes escolas da capital de país de forma a educar as crianças a evitar contacto com animais desconhecidos.
O grande desafio do MASA na vacinação canina é o provisionamento da vacina em maiores quantidades porque é adquirida fora do país, mas o Governo tem feito tudo para garantir a vacina durante a campanha em todo país. Perspectiva massificar as palestras nas escolas sobre cuidados a ter para prevenir-se da raiva.
A passagem do dia mundial da luta contra raiva celebra ?se sobre lema “Raiva, Partilhe a Mensagem e Salve Vida”

Artigos relacionados