Mulheres do sector informal beneficiam de insumos agrícolas em Marracuene

Mulheres do sector informal do distrito de Marracuene, na província de Maputo, beneficiaram ontem de insumos agrícolas fornecidos pela Câmara do Comércio de Moçambique (CCM).

Entre os insumos recebidos estão sementes melhoradas de milho, couve e enxadas. Além deste material, cada uma das cerca de centena de mulheres recebeu um seguro de funeral no valor de 15 mil meticais, o equivalente a cerca de 260 dólares norte-americanos.

O apoio decorreu no âmbito do programa solidário “Quero ser formal”, uma iniciativa que visa emigrar as mulheres que operam informalmente para o circuito formal.

Durante a entrega dos insumos, decorreu simultaneamente um trabalho de emissão de Bilhetes de Identidade (B.I) e Número Único de Identificação Tributária (NUIT), documentos essenciais para abertura de contas bancárias e formalização das actividades.

“Desta forma, pretendemos impulsionar o sector informal a formalizar as suas empresas, mesmo as mais pequenas. O projecto foi desenhado pela Câmara de Comércio Industria Juvenil (CCJM) da província de Maputo, que o integrou à Câmara de Comércio de Moçambique. Pretendemos apoiar à mulher e ao sector informal, daí que oferecemos o apoio através do nosso parceiro Casa do Agricultor”, explicou a secretária-geral da agremiação, Samira Patel, citada pela AIM.

A presidente da CCJM delegação provincial de Maputo, Noémia Simão, explicou que a organização criou a iniciativa para incutir às mulheres o espírito e a necessidade de produção e criar uma cadeia de valor.

“Queremos ainda incutir o espírito de que não precisa ter hectares para produzir. Em casa, numa horta, a pessoa pode iniciar a actividade e poder vender. Ao mesmo tempo, estamos a preparar o mercado para que possa adquirir todos os produtos que os informais vendem. Isto porque não basta só formalizar as actividades, temos de encontrar uma maneira de distribuição de produtos que são produzidos pelos informais”, referiu.

Simão informou que o projecto pretende cobrir mil mulheres de dez bairros a serem seleccionados a nível daquela província. O projecto vai beneficiar a cem mulheres em cada bairro.
Em Marracuene, o bairro seleccionado foi “15 de Agosto”.

Artigos relacionados