Lagarta do funil do milho “Spodoptera frugiperda”

Lagarta do funil de milho, Spodoptera frugiperda, em Moçambique

Uma ameaça séria a produção de milho

Faça o download do panfleto


Em Moçambique, a lagarta do funil do milho foi detectada em princípios de 2017, nas províncias de Tete (distrito de Changara e cidade de Tete), Manica (distritos de Chimoio, Vanduzi, Catandica e Manica) e Gaza (distritos de Bilene, Chicualacuala e Xai-Xai); É uma praga migratória e polífaga que ataca mais de 80 diferentes tipos de culturas, incluíndo o arroz, mapira, trigo e cana-sacarina, sendo o milho seu principal hospedeiro; O presente Plano de Acção tem como propósito principal desenvolver acções com vista ao maneio, controlo e resiliência da Lagarta do Funil do Milho no País, para salvaguardar a segurança alimentar.

O ciclo da lagarta

A pupa possui coloração acastanhada, tipo obtecta, ocorre no solo ou em restos de culturas. Na fase adulta, a borboleta de cor cinzenta de aproximadamente 10 mm, com alto potencial de reprodução, é mais activa durante a noite. A fase larval é a mais destrutiva.

Danos e Sintomas

No milho o dano é causado em todas as partes aéreas da planta (folhas, caule, espiga e inflorescências); Em plantas jovens, os sintomas são semelhantes aos da broca do colmo; A Lagarta migra para o funil da planta alimentando-se das folhas novas (tenras); As infestações tardias ocorrem nas espigas da cultura.

Impacto da Lagarta do Funil do Milho

Esta praga pode causar perdas de produção até 100%, se não forem tomadas medidas adequadas de controlo; Na Zâmbia, dados ainda que preliminares mostram que cerca 100 mil hectares de milho foram infestados; A praga pode afectar grandes áreas em pouco tempo devido ao seu estado migratório e na fase adulta, a borboleta, que possui um grande poder de voo; Possui uma alta capacidade de dispersão podendo migrar até cerca de 2.000km e com um potencial de reprodução de 10-12 gerações/ano; No Brasil, onde a praga é endémica, os custos de controlo da praga estimam-se em 600 milhões de USD/ano.

Situação Actual em Moçambique

A ocorrência desta praga em simultâneo com outras pragas do milho como spodoptera exempta e as brocas do colmo poderão proporcionar um impacto negative significativo na produção de milho no País; Cada espécie provoca um dano devastador com a devida severidade, reduzindo a produtividade e a produção na cultura e na categoria e grupo de culturas; O que acontecerá quando as duas espécies ocorrerem simultaneamente na mesma área e ou na mesma planta? Impacto “desolador” na segurança alimentar no país, onde o milho é alimento de base assim como componente importante na cadeia do frango!…