O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, dirigiu neste domingo, 18, uma missão de monitoria da Campanha Agrária 2025/26, no Posto Administrativo de Mafambisse, distrito de Dondo, com o objectivo de avaliar, de perto, o estado de desenvolvimento das culturas, identificar constrangimentos e orientar soluções visando a melhoria da produtividade agrícola naquela parcela do país.
Durante a visita ao Cluster da Açucareira de Mafambisse, foram observados três blocos de produção, nomeadamente, de sementeiras a lanço, mecanizada e por transplante. De um modo geral, constatou-se um bom estado de desenvolvimento das culturas, com melhor desempenho nas parcelas de sementeira a lanço e mecanizada.
Até ao momento, no distrito de Dondo, foram afectados 698 hectares, sendo 570 de arroz e 128 de cana-de-açúcar, impactando cerca de 490 famílias camponesas e duas empresas agrícolas. Ainda assim, a situação agrícola mantém-se estável.
No final da missão, o Ministro orientou a introdução de pequenas máquinas para o transplante do arroz, a produção local de plântulas e o incentivo às ressementeiras, como parte das medidas de recuperação das áreas afectadas e de melhoria da produtividade na Campanha Agrária em curso.