ProAzul REFORÇA A PESCA ARTESANAL EM MANICA COM ENTREGA DE KITS A 68 MULHERES

Sessenta e oito mulheres beneficiárias do programa MaisPeixe Sustentável receberam, esta quarta-feira, 17 de Dezembro, kits de trabalho da cadeia de valor da pesca artesanal, no distrito de Guro, na província de Manica, no âmbito do programa MaisPeixe Sustentável, implementado pelo Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul).

A cerimónia de entrega foi dirigida pelo Administrador do Distrito de Guro, João Pedro Amad, e enquadra-se no ciclo da Mulher, que visa reforçar o papel deste grupo social e promover a sua autonomia económica na actividade pesqueira.

Falando na ocasião, João Pedro Amad, destacou o impacto transformador da iniciativa, sublinhando que “estes bens representam a transição de um esforço meramente de subsistência para uma actividade económica mais robusta e profissional. Queremos que ganhem emprego e ganhem dinheiro com esta actividade”.

Segundo o Administrador, a entrega dos kits constitui um passo decisivo para a valorização da pesca como sector estratégico de desenvolvimento local, permitindo melhorar a produtividade, a renda familiar e a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.

Num outro momento, João Pedro Amad referiu que o distrito de Guro tem condições para dar um salto qualitativo no sector, afirmando que “o distrito tem a oportunidade de elevar a pesca artesanal, semi-industrial e industrial a um novo patamar, garantindo a sustentabilidade dos recursos e, ao mesmo tempo, gerando mais riqueza, mais emprego e mais oportunidades para a nossa população”.

No total, a província de Manica conta com 238 beneficiários do programa MaisPeixe Sustentável, dos quais 106 são mulheres e 132 homens, reflectindo o compromisso do Governo com a inclusão social, o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável da economia azul.

Artigos relacionados