MAAP PROMOVE FEIRA DE SAÚDE ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) realizou no da 31 de outubro, uma Feira de Saúde alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, no âmbito das acções de sensibilização e consciencialização sobre os cancros da mama, do colo do útero e da próstata.

Na ocasião, o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, destacou a relevância do Outubro Rosa, mês dedicado ao rastreio e prevenção do cancro da mama e do colo do útero. O governante sublinhou ainda que o Novembro Azul, que se inicia amanhã, representa uma oportunidade para que os homens se atentem ao estado da sua próstata e à saúde em geral.

“Só com pessoas saudáveis podemos vencer a nossa luta contra a fome e tornar Moçambique cada vez mais próspero — um país onde não falte comida para todos os moçambicanos”, enfatizou o Ministro.

Roberto Albino apelou aos funcionários do MAAP para que aproveitassem a feira como uma oportunidade de cuidar da saúde e reforçou o compromisso do Ministério com o bem-estar dos seus colaboradores e a soberania alimentar do país.

O Diretor de Recursos Humanos, Marcos Saúte, agradeceu aos funcionários pela adesão à iniciativa, destacando que acções do género fortalecem a coesão e integração entre os colaboradores provenientes da fusão dos três ministérios que deram origem ao MAAP.

Durante a feira, os participantes tiveram acesso a consultas médicas, rastreios e palestras sobre saúde preventiva.

A funcionária Adamalia Amaral, da Inspeção Geral de Agricultura, Ambiente e Pescas, elogiou a iniciativa e frisou a importância da prática regular de atividade física para fortalecer a imunidade e manter o bem-estar.

“Gostei muito da iniciativa e espero participar em mais actividades do género. Sugiro que estas feiras passem a ser mensais”, afirmou.
Por sua vez, Samuel Guambe, do Instituto de Algodão e Oleaginosas de Moçambique, reforçou a relação entre saúde e produtividade:
“Não é possível garantir comida no prato sem saúde. Precisamos praticar exercícios físicos e cuidar do nosso corpo para garantir o bem-estar e as nossas actividades laborais.”

O evento contou com a presença de membros do Conselho Consultivo do Ministério, bem como de funcionários das Unidades Orgânicas, Tuteladas e Subordinadas.

Artigos relacionados