MINISTRO ROBERTO ALBINO EXORTA PARCEIROS A ALINHAREM-SE À NOVA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO

O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Mito Albino, exortou esta quinta-feira os parceiros de cooperação a reforçarem o alinhamento com a nova visão e estratégia do Governo para o desenvolvimento do sector agrário do país.

Falando durante o encerramento da primeira Reunião do Comité de Coordenação do Sector Agrário (CCSA), que teve lugar esta quinta-feira, 09, em Maputo, o ministro apresentou as prioridades e linhas de abordagem do MAAP para o actual ciclo de governação, sublinhando a necessidade de se alinhar as diferentes intervenções dos parceiros com os projectos e prioridades de desenvolvimento em implementação, a fim de evitar a dispersão e desperdício de recursos.

Segundo o dirigente, esta perspectiva requer igualmente que os parceiros ajustem as suas abordagens privilegiando o financiamento ao desenvolvimento e assistência técnica, com vista ao fortalecimento das capacidades do Governo na implementação dos programas e projectos juntamente com o sector privado nacional.

Roberto Albino defendeu ainda a criação de melhores sinergias no que diz respeito à gestão dos fundos para que se privilegie maiores dotações para a implementação no terreno e uma pequena porção é que deve ser destinada aos salários de consultores, de modo a se garantir melhores condições de trabalho aos funcionários do Estado colocados nos distritos.

“Queremos também digitalizar muitos processos para assegurar o acesso à informação credível, maior controlo dos mecanismos de financiamento e melhor monitoria dos progressos das actividades em curso”, acrescentou.

A nova estratégia do Governo coloca a produção alimentar da cesta básica no centro das atenções e adopta como eixo principal a abordagem de “agricultura como negócio”, orientada para o mercado e para o aumento da competitividade do sector para ” *alimentar Moçambique”.*

Artigos relacionados