É PRECISO TRANSFORMAR O SECTOR AGRÁRIO COM REFORMAS SUSTENTÁVEIS

O posicionamento foi defendido pelos oradores do Painel que reflectiram sobre as “oportunidades de investimento no sector da agricultura”, no segundo dia da FACIM2025.

Jabula Zibia, Director Nacional da Agricultura (DINAG): “Moçambique é vasto e com grandes potencialidades de agricultura. O nosso foco neste quinquénio é melhorar o sistema básico para as famílias moçambicanas e incentivar os agricultores com isenção de impostos sobre importações de insumos agrícolas. As prioridades de investimento incluem indústrias de agro-processamento, infra-estrutura de produção (como irrigação, estufas e sombreamento) e comercialização.

Delfim Vilissa, Director-Geral do INIR,IP: “Os modelos de gestão de regadios actualmente em prática revelam-se insustentáveis. Há necessidade de se aprimorar outros modelos de gestão (block farming e fomento de produção nos perímetros irrigados). Exortamos a todos os parceiros para prestarmos maior atenção à irrigação de baixo custo. Há disponibilidade para a implementação de vários modelos sustentáveis de irrigação”.

Feliza Macome, Directora dos Serviços Centrais de Desenvolvimento e Produção de Amêndoas no Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP: “Temos grandes oportunidades de investimentos na área das amêndoas como, por exemplo, a aisponibilidade de mercado de produção e fornecimento de semente policlonal, mudas enxertadas, bem como insumos e equipamento para o tratamento químico”.

Artigos relacionados