No âmbito dos 100 dias de Governação do Presidente da República, Daniel Chapo, o Governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, procedeu no dia 24 de Abril corrente, em Mafambisse, distrito de Dondo, a inauguração de uma Unidade de Descasque e Processamento de Arroz.
A unidade fabril conta com uma capacidade de processar cerca de 7500 toneladas de arroz por ano, um investimento do Governo através da Agência do Zambeze, sob a gestão da Tongaat Hulett (Açucareira de Moçambique), numa parceria público-privado.
O projecto de estabelecimento da fábrica de processamento de arroz beneficia numa primeira fase a mais de 600 produtores numa área de 730 hectares (ha) de um total de 1500 ha (potencial).
Segundo o Director dos Serviços de Assistência Técnica e Financeira, na Agência do Zambeze, Nelson António, a iniciativa insere-se nas prioridades do novo ciclo de governação com foco na Agro-industrialização e a modernização da agricultura que visam estimular a maior produção e produtividade, rendimento sustentável para os produtores e a substituição da importação.